Um espaço para a Cultura Negra da Amazônia

COMO SEMENTES FOMOS ESPALHADOS NA FLORESTA
TRAZIDOS DA MÃE AFRICA E ADOTADOS PELA MÃE AMAZÔNIA, COM O SANGUES DOS GUERREIROS DE NOSSOS ANCESTRAIS CRESCEMOS E CRIAMOS FRUTOS DELICIOSOS PARA NOSSOS GUERREIR@S E AMARGOS PARA NOSSOS INIMIGOS. A MUSICA, A LITERATURA, A DANÇA, A RELIGIÃO A ARTES PINTADAS EM NOSSOS CORPOS SÃO NOSSOS ESCUDOS.. QUE OS ORIXAS, SANTOS E ESPIRITOS ILUMINADOS NOS GUIEIS.. AXÉ BOA VIAGEM SEJAM BEM VINDO A BAIXADA..

segunda-feira, 23 de maio de 2011

DJ Corona.. considerada uma Diva do Reggae fala um pouco de sua tragetoria como DJ na cena Reggae de Belém





Finalizando as celebrações em memória dos 30 anos sem o rei do Reggae Bob Marley o Blog DaBaixada sua ultima entrevista com os DJs de reggae que andam agitando a cidade, trouxemos agora um bate papo muito legal com  Silvia Cristina , Mais conhecida Como DJ Corona Roots  (Malvada ,muito malvada) . Que militar no reggae desde 1994 e foi integrante da AMOR  (Associação dos Movimentos de Reggae Belém e Ananindeua) e do movimento Amor Pelo Reggae. Foi eleita umas das melhores DJs femininas no ano de 2010 na premiação do Oscar do reggae no Pará, organizado pelo Movimento União pelo Reggae.
Confira como foi esse papo super bacana.  

DaBaixada - Quando foi que o reggae entrou em sua vida
DJ Corona- Bom, o reggae começou na minha vida quando em 1994 há 17 anos atrás , meu irmão viajou para Alcântara  No  maranhão e trouxe pra mim uma  fita  com uma seqüência  gravada pelo finado Antonio Jose (o lobo) da Radiola Estrela do Som ,quando eu ouvi me apaixonei e comecei a escutar  sem nem saber que era reggae depois  eu comecei a escutar o programa Sunplash Que era apresentado pelo Tony Soares na Cultura FM e fui gostando cada vez mais ,e  eu estudava perto do Angustura Bar  ai comecei a ir La todas as sexta e ai virou amor ai não parei mais de freqüentar o reggae.

DaBaixada - Quando você  começou tocar
DJ Corona - Sempre toquei para amigos em casa quando eu morava em Ananindeua sempre nas minhas folgas a reunião era la na minha casa com meus amigos do movimento amor pelo reggae da qual eu fiz parte, sempre tocava e também  la na praça da bíblia em 1998 para um grupo de amigos a gente se reunia toda quarta feira  eu levava um gravador e umas fitas rsrsrs, mais em 2009 comecei  tocar no Conjunto satélite juntamente com Bruce jah Roots e Dimi roots, onde se tornou um point de sucesso no bar da benny, A i começou a rolar o boca a boca né depois a convite do Teco rasta comecei   a tocar na radio web  som do reggae e depois foi surgindo convite de varias outras rádios webs  nas quais eu sempre que posso faço a seqüência  para  galera , também  começou a surgir convites para tocar em alguns eventos  de reggae sempre que me convidam estou por la fazendo a Vibe Positiva  para apaixonados por reggae.

DaBaixada - Como você  conciliar sua vida esposa e DJ
DJ Corona - Na verdade num sou mãe ainda por isso se torna mais fácil eu tento conciliar da melhor maneira possível, pois o reggae pra mim algo que eu realmente amo adoro tocar porque amo reggae de coração.


DaBaixada – você  acha que existe preconceito com as mulheres que tocam no reggae
DJ Corona - Sim e muito, existe um leve machismo pela parte de alguns homens, não são todos, porque muitos não suportam a idéia de ter mulheres a frente de qualquer coisa indiferente se for reggae ou outras coisas e como se todo tempo nos mulheres temos que provar  que somos capazes e se estar a frente de qualquer coisa, muitos duvidam que mulher tem potencial e que entende de reggae eu procuro pesquisar e me aprofundar  para saber o que eu toco .Tem de saber lidar com o preconceito porque por mais que a gente  finja mais ele existe sim, mais por outro lado tem a simpatia e admiração de muitos que  me apóiam em tudo que eu faço, E tem aqueles que se admiram ainda de ver uma mulher tocando , tem outros que falam que e bonito voz feminina e diferente me estimulam e me elogiam e  eu agradeço muito por isso.

DaBaixada - Qual sua musica preferida e porque
DJ Corona - Meu deus (risos) são tantas que eu em particular amo que e difícil descrever cada musica pra mim tem um sentido e uma fase da minha vida por isso algumas são demais especiais
Mais vou por uma que e uma das especiais pra mim eu viajo
 Alton Ellis - You Make Me So Very Happy
 Honey Boy - Impossible Love
 ijahman levi - are we a warrior
 jacob Miller - Flay away  clássicos inesquecíveis
CORAÇÃO RASTAFARY

DaBaixada
- Porque o reggae em Belém ainda não atua muito nas questões sociais e políticas da cidade
DJ Corona - Pela falta de incentivo e ate das próprias pessoas que fazem o reggae aqui elas só se importam com o reggae quanto ritmo quanto musica e esquecem em eu o reggae tem princípios políticos de questões culturais que e o reggae em si ele relata muito na maioria das suas musicas sobre o racismo a discriminação do povo jamaicano o povo sofrido de todas as nações.

DaBaixada- Qual a sua opinião sobre o reggae eletrônico
DJ Corona - E sempre polemico esse tema, reggae eletrônico e um reggae produzido de estúdio alguns com qualidade outros sem, esse termo eletrônico é dado ao fato dos arranjos que os produtores  usam como por exemplo a bateria eletrônica, programada, etc. diferentemente do roots que tem varias batidas rústicas , o eletrônico e admirado por muitos e uma industria e o ganha pão de muitos, tem uma infinidade de artistas de reggae eletrônico que vivem disso  olhando pelo lado comercial ne, mais eu concertesa amo o bom e velho Roots




DaBaixada - Você  tem uma avaliação sobre os DJs de Belém
DJ Corona - Eu nem tenho como avaliar, criticar ou julgar, estou aqui para aprender com muitos que sabem e entendem de reggae e complicado abordar isso ate porque eu comecei ha pouco e tem DJs ai que já estão na estrada ha mais tempo do que eu, mais no meu ponto de vista há espaço para todos como eu sempre falo para todo mundo vai do talento de cada um e do diferencial de todos os DJ na hora de fazer suas seqüências. Nem sempre agradamos a todos mais eu sempre procuro fazer o meu melhor.

DaBaixada - 30 anos sem Bob Marley para você  qual foi seu maior ensinamento
DJ Corona - Bob Marley partiu mais ele está ao lado de Jah, seu legado continua em alta foi um dos homens que pregou a paz, divulgou sua religião e Propagou o reggae pelos quatro cantos do mundo juntamente com outros ícones do reggae. Ele foi mais do que um simples cantor. Foi de certa forma, o ícone de um movimento político e filosófico que buscava divulgar uma mensagem de paz pelo mundo e de reação às mazelas sociais.
Por causa disso de sua luta, ele teve que sair da Jamaica depois de sofrer um atentado, ele decidiu abandonar o país natal e morar na Inglaterra porque ele estava sendo perseguido por algumas pessoas da política local. Ele não tinha medo do que ele falava era bem expressivo, ou seja, falava o que pensava era considerado um subversivo, louco talvez  devido às suas musicas que denunciavam a pobreza, a exploração e a miséria as pessoas precisam conhecer menos superficialmente o Bob e o reggae . Atrás do reggae tem uma sempre uma mensagem de paz e esperança muito forte, As pessoas tem que se ligar nas letras e saber aquilo que elas estão ouvindo e não somente gostar do reggae somente como ritmo musical ou como modinha Algumas Injustiças sociais que ele falava há 30 anos continuam ainda  em dias atuais, temos que lutar contra isso ,se vivo estivesse quem sabe o reggae estaria melhor e não  tão discriminados como  e ainda hoje.


DaBaixada - Indique um cantor ou cantora para a galera pesquisar na net.
DJ Corona - Olha tem vários aqui mais posso colocar pra galera novata ai que ta chegando agora de com força com reggae que pode procurar cantores de peso com pedras lindas como, por exemplo:
Johnny_Clarke , Brent Dowe - David Isaacs Cynthia Schloss,Larry Marshall ,Alton Ellis,Hortence Ellis ,Barbara jhones, Dennis Brown Barrigton espence, Ken Boothe Toots & The Maytals,Errol Dunkley The Pioneers Pat Kelly.
E muitos mais ícones do reggae  mundial nem tem como eu citar todos aqui.




Jogo Rápido
Nome: Silvia Cristina
Signo:
Capricórnio
Data de Nascimento:
08 de janeiro
Nasci em:
Belém
Qualidade:
Ser alegre
Defeito:
 desconfiada
Um Hobby:
jogos on line 
Um Livro:
Secret
Amigo:
Jesus
Comida preferida:
Yakissoba
Cantor preferido:
Gregory isaacs
Cantora preferida:
Hortense Ellis
Uma mensagem para os fãs:
Obrigada pelo carinho de todos  tenho  muito a agradecer.

Agradeço a todos as Pessoas que de alguma forma elogiam e curtem meu trabalho, agradeço ainda mais aos ouvintes e admiradores dessa cultura e desse ritmo chamado REGGAE, e todas as pessoas que ate aqui de qualquer forma direta ou indireta contribuíram para que eu pudesse sempre me aprimorar e melhorar cada vez mais.
Eu que agradeço em especial ao Blog Da Baixada pelo espaço, por ter me convidado para esta  entrevista onde tenho a oportunidade de  falar um pouco sobre mim para quem ainda não me conhece.


Um comentário:

  1. Linda Entrevista amiga,vc sim é merecedora vc sabe disso,grande abraço,conte comigo sempre!

    ResponderExcluir