Um espaço para a Cultura Negra da Amazônia

COMO SEMENTES FOMOS ESPALHADOS NA FLORESTA
TRAZIDOS DA MÃE AFRICA E ADOTADOS PELA MÃE AMAZÔNIA, COM O SANGUES DOS GUERREIROS DE NOSSOS ANCESTRAIS CRESCEMOS E CRIAMOS FRUTOS DELICIOSOS PARA NOSSOS GUERREIR@S E AMARGOS PARA NOSSOS INIMIGOS. A MUSICA, A LITERATURA, A DANÇA, A RELIGIÃO A ARTES PINTADAS EM NOSSOS CORPOS SÃO NOSSOS ESCUDOS.. QUE OS ORIXAS, SANTOS E ESPIRITOS ILUMINADOS NOS GUIEIS.. AXÉ BOA VIAGEM SEJAM BEM VINDO A BAIXADA..

domingo, 22 de maio de 2011

As varias face do Racismo





Essa postagem já era para eu ter feito há uns meses atrás, pois já faz um tempo que recebi um email me corrigindo vários erros de português encontrado no meu blog.
Depois “dessas correções a pessoa intitulada “correção amiga” deixou a seguinte frase: alem de preto ainda é burro”.
Fui atrás de saber que tinha mandado, mas ele estava registrado em um nome de uma pessoa que não aparece nos registro de RG e CPF. O fato que alguém mandou. Com o objetivo de mostrar meus erros ou de me provocar, pois defendo minhas idéias firmemente e denuncio praticas racista hoje encontrada no nosso cotidiano em uma sociedade ipoctra.
No momento eu respondi que em primeiro lugar o que vale para mim era minha mensagem que as pessoas entendessem o que eu tava falando. Em segundo lugar a língua portuguesa sempre foi à língua do opressor de um povo que seqüestrou meu povo da áfrica e nos trouxe para cá e nos forçou a falar essa m... De língua e terminei minha resposta que o correto era para nos falamos nossa línguas de origem na verdade as varias línguas e dialetos africanos: Banto,, Ioruba, Gêge , Nagô etc.
Então aqui eu percebo como é comum alguém se preocupar em correções de palavras e errando nas atitudes. Infelizmente essa frase eu escuto muito nas escolas, nas igrejas, dentro de casa e na rua onde eu moro. No Brasil se criou uma cultura muito estimulada pelos os povos brancos europeus, de ligar tudo que não presta ou coisas ruins a palavra negra ou negra ou preta. Ai vimos a frase deixada na minha caixa de email, mas isso também serve de reflexão de como nos estamos encarando o racismo no Brasil.        

3 comentários:

  1. Vivendo no Brasil você é obrigado a escrever e falar em língua portuguesa, e com isso é sempre bom escrever e pronunciar corretamente, até por sermos influência para muita gente...Mas o mais importante mesmo e fazer-se entender.
    Só uma opinião Michel, parabéns pelo blog.

    Monocultura é a maior sequela...

    ResponderExcluir
  2. Me pergunto o que faz uma criatura se prestar a um papel desse? Estamos acima desse tipo de gente, somos cidadãos conscientes e politizados por isso não devemos dar crédito a esses comentários que só servem pra usarmos como tapetes e limparmos a sujeira dos sapatos. Por causa da ignorância gigantesca que assola o nosso país e da cegueira decorrente do racismo(e outros preconceitos) surgem grandes homens, como vc, que levanta a bandeira de uma sociedade igualitária. Seu blog é 10!! Parabéns!! Paz e Bem.

    ResponderExcluir